domingo, 15 de agosto de 2010

Sonhos...



O que nossos sonhos de fato representam? Todas as noites, incontavelmente eles assombram ou brincam com nosso subconsciente, sem que, as vezes, nem ao menos possamos perceber isso. Tirando o pesar que ter pesadelos, que, teoricamente, seriam os sonhos ruins, os nossos "sonhos bons" ou memos "indiferentes" ao prazer que possam nos proporcionar, tem algum significado?

Talvez isso fuja de nossa proposta reflexiva, mas isso se faz necessário. Tenho pensado muito no que se passa em minhas noites de sono, e talvez seja necessário tirar certas conclusões sobre isso.

Constantemente tentamos interpretar ou simplesmente visualizar na realidade o que se passa em nosso imaginário, principalmente quando acabamos de acordar. A medida que se passa o tempo, vamos esquecendo as situações passamos no mundo onírico, mas e quanto aquelas que parecem atrelar a nossas mentes? Que insistem em vir a tona? Será que podemos dar algum significado à elas?

Há quem diga que os sonhos acontecem. Para os mais otimistas, sonhar e criar projetos para o futuro fazem parte da vida de todos. E ter sonhos é bom. Mas quando aquilo que não esperamos parece estar perto de acontecer? Será que nossos sonhos possam ser sinais que nosso próprio inconsciente cria para nos alertar sobre o modo como podemos agir?

Por experiência própria, já tive sonhos que me serviram várias vezes de alerta, relacionado com as coisas que mais me preocupava na época, ou relacionado com alguns de meus medos. Mas agora já não consigo saber bem o que cada queria dizer. Nisso, lanço mais uma: São uma forma de expressão do que sentimos?
Provavel que isto esteja um pouco mais viajado do que eu queria, mas o que são nossos sonhos? Coisas que constantemente nos fascinam, mechem com a gente. Tanto avivam nossos medos e despertam nossa adrenalina, como criam noites tranquilas de prazeroso descanso.

Depois de tudo isso, o que será que vamos sonhar? ^^

6 comentários:

  1. E ainda sonhamos acordados. Ilusões. Queremos que seja real as ilusões por nós colocadas em nossa mente. Inconsciente é tudo mesmo. É um infinito particular incrível!

    ResponderExcluir
  2. A Ciência tente desvendar os mistérios dos sonhos. Uns dizem que sonhamos para a nossa mente se reorganizar, outros que a nossa mente precisa formar imagens mentais para fixar o que aprendemos durante o dia. O cérebro é um mistério a ser desvendado.

    Gostei do seu blog, seguindo.

    http://www.redenacional1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. creio eu que sonhos são reflexos do que te incomoda ou o que você espera/tem vontade ou seja, seus medos vem a tona com seu subconsciente mas ao mesmo tempo vem as coisas boas que você espera encontrar pela frente.enfim, tenha bons sonhos..Sonhe com o que te traga paz! (:

    ResponderExcluir
  4. Para mim são só devaneios. Momentos em que podemos ser qualquer coisa!
    Só isso.

    ResponderExcluir
  5. Tpo, tem um site o www.google.com.br, lá vc vai achar as explicações técnicas q provavelmente irão tirar as suas dúvidas sobre sonhos, só ñ responderá, claro, o que iremos sonhar hoje.

    Tô zuando vei... só te digo uma coisa "Eu não posso entender tanta gente aceitando a mentira... de que o sonhos desfazem daquilo que o padre falou"

    "NUNCA DEIXEM QUE LHE DIGAM QUE NÃO VALE A PENA ACREDITAR NO SONHO QUE SE TEM, OU QUE SEUS PLANOS NUNCA VÃO DAR CERTO, OU QUE VOCÊ NUNCA VAI SER ALGUÉM"

    ResponderExcluir