terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tempo, o maior consumidor...



De volta a ativa depois de longas férias, inclusive aqui do blog, reflito que seria bom voltar a escrever e descobrir se consigo tirar mais proveito disso. Essa postagem estava guardada, e agora que a achei resolvi que já era hora de termina-lá. Isso leva a primeira coisa que seria bom pensar por aqui: não deixar as coisas inacabadas. Por falar nisso, essas férias me permitiram resolver e colocar muita coisa no lugar (o que está sendo muito bom particularmente, mas que depois pode ser comentado), mas ainda falta alguma coisa, vou começar por aqui.

Depois que li um livro chamado O Enigma do Quatro, cuja a crítica se dividiu entre uma ótima história, cheia de aventuras e intrigas, e um péssimo informativo de outro livro, sem gosto, numa tentativa de reproduzir Dan Brown (que nunca li nada). Bom, deixando isso de lado, o livro fala sobre pessoas que se entregaram de corpo e a alma a tentar resolver um enigma por trás de uma das primeiras obras literárias impressas. Durante a sequência dos fatos, o autor leva o leitor a pensar um pouco nessa obsessão por certas coisas, e o quanto isso pode custar a cada um.

Isso ganha mais relevância quando pensamos no tempo que temos. Ele é curto, muito. A existência humana, o período de nossas vidas, quando muito chega a pouco mais de um século. Enquanto isso, nosso planeta já tem bilhões de anos. Há coisas que temos certeza que não poderemos acompanhar, e coisas que não tivemos o poder  de presenciar, apesar de duradouras, principalmente quando se fala no que existe na natureza. Isso nos leva a pensar, se temos tão pouco tempo, porque ainda o desperdiçamos? Porque não nos entregamos aos sabores e dissabores da vida? Porque não vivemos incondicionalmente o presente que temos a cada dia?

Histórias sobre o valor do tempo existem, isso se vê ainda mais em competições, onde cada milésimo de segundo tem importância fundamental. Então, porque não valorizamos o tempo que temos? Porque não passá-lo ao lado das pessoas que tem grande importância para nós? Porque não fazer aquilo que nos dá prazer? Porque não apreciar as pequenas coisas? Deixando de lado todas as preocupações que nós impedem de tocarmos para frente nossas vidas, de continuar vivendo. De seguirmos os cursos e planos, e, principalmente, os sonhos que temos para ela.

Do original do tópico, ainda tem mais isso, parte de uma conversa que tive com uma pessoa muito especial para mim. não é bom se importar com o tempo, pelo que andei lendo e vendo, quando nos entregamos a ele, não o vemos passar e isso pode ser bom; não dá para correr contra ele, sempre que o passamos ele continua lá atrás, perseverante, no mesmo ritmo. quando nos damos conta ele já está do nosso lado, e sem forças, ele simplesmente nos passa, deixando o que somos para trás... Mas, muito aquém disso, podemos correr junto dele, sem se importar se vamos vencê-lo ou não, podemos fazer dele nosso companheiro, e assim não nos perdermos no meio da caminhada, como aconteceu na fábula do coelho e da tartaruga...

Bom, vamos aproveitar o nosso tempo, sem nos entregarmos a ele, aproveitar os momentos, as pessoas, a felicidade de cada dia, antes que "ele" apague nossas luzes, e o espetáculo de nossas vidas acabe sem aplausos. ^^

3 comentários:

  1. Muito legal essa leitura cara! é bem reflexiva, o tempo de fato é a coisa que mais atormenta a todos... e se parar para pensar muitos vivem nessa função de minutos que fazem diferença e não é tão bom assim... médicos tem minutos para salvar uma vida... e se eles se importassem em apenas viver, deixar o tempo para eles, quem estaria morto agora?

    Da uma olhada em alguns posts meus, também gosto de refletir sobre o que há ao nosso redor!

    http://diego-stoker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o maior desafio que temos é enfrentar o medo. Ele nos faz deixar de aproveitar a vida, pois ele nos impede de nos jogar e ser felizes, ele nos diz que arriscar é errado e podemos sair feridos. e Acabamos passando muito tempo pensando ao invés de fazendo. E perdemos a luta porque permanecemos parados. Não percebemos como o tempo passa rápido, ainda mais quando somos jovens. É como quando temos um trabalho de faculdade, ele se torna extremamente difícil, por quê? Deixamos pra última hora e o tempo parece correr contra nós. Mas, na verdade... nós é que corremos contra ele.
    Adorei seu texto, você escreve muito bem. Dá sempre mais vontade de ler.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem escrito, PARABÉNS pelo seu espaço.
    Seu texto me fez refletir...

    http://temsabordeabraco.blogspot.com/ :*

    ResponderExcluir