domingo, 29 de agosto de 2010

Consequências



Ahh, a loucura, melhor companheira do delírio e de toda forma de aventuras que se possa fazer (partindo do pressuposto que quando perdemos nossa noção do que é certo e errado é uma aventura). Mas de todo modo, coolocamo-nos em uma situação que não se pode prever os resultados, mas, antes disso, as consequências de nossos atos.

Segundo as velhas leis naturais da física, toda ação tem uma reação como resposta, poderiamos dizer que isso é um efeito direto. Mas, seja esse efeito momentâneo, instantâneo ou a longo prazo, ele acaba vindo. Isso pode não ser bom, principalmente, quando agimos sem pensar. A questão é, temos como justificar o fato de perdermos a cabeça ou o auto-controle em relação às nossas atitudes, seja isso pelo aflorar de sentimentos no momento, ou por outros modos?

Talvez sim, talvez não. Tudo poderia, simplismente, depender da gravidade de nossos atos ou de quem atingirmos. Esquecer algo, aceitável; mas magoar  um amigo, ou alguem importante, já mostra o tamanho de nosso problema. Quando não somos torturados pela consciência, que pesa sobre nós até conseguirmos uma forma de perdão do outro, ou às vezes, nossa mesmo; pode existir o sentimento de mágoa, que como a cicatriz de uma machucado, deixa suas marcas.

Infelizmente, não temos muitas opções quanto a tudo isso. Podemos conviver com o fato de errarmos e reconhecer nossas faltas, em busca de qualquer forma de redenção, ou aguentar a vergonha de agir sem pensar e criar apenas mais feridas. Mas nunca é tarde de mais para erguer a cabeça e olhar para frente, deixar o passado para trás, reconhecendo os próprios erros, e se motivando a não cometê-los mais. 

Temos uma grande capacidade criadora, capaz de mudarmos o que está a nossa volta e a nós mesmos, basta-nos apenas saber utilizá-la da melhor forma. ^^

5 comentários:

  1. É mesmo, e toda ação tem uma reação(fato). acredito que as reações são de acordo com a intenção dessa ação, tipo se vc fez o bem, a reação será para o bem, mas isso vai de acordo com cada consciência! ^^

    ResponderExcluir
  2. é incrível como tantas vezes agimos sem pensar, por apenas uma alegria momentânea, logo sentimos as consequências dos nossos atos e demoramos tempos e tempos para consertar as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem escrito!
    Texto bem pensado ,bem elaborado, e pode ter certeza que foi bem visto por mim...
    Continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Vi o seu comentário no meu blog e fiquei pensando... você é político? HAHAHA
    Eu já assisti esse programa eleitoral várias vezes, mas simplesmente não dá mais, cansei. "Negada" faz propostas absurdas.
    Teve um que disse que ia dar "Vale gás" para todo Maranhão por conta daquela reserva de gás encontrada em Campinzal do Norte/MA. Agora me diz se isso não é uma ignorância? HAHHAHA
    Quanto ao seu post, tenha certeza de que tudo que fazemos tem sérias consequências. Aliás, o melhor ditado de todos os século, e que inclusive tem na biblía:
    "Quem planta, colhe"

    ResponderExcluir
  5. "Mas de todo modo, coolocamo-nos em uma situação que não se pode prever os resultados, mas, antes disso, as consequências de nossos atos."
    DW-Qual a diferença entre resultados e consequências?

    "Temos uma grande capacidade criadora, capaz de mudarmos o que está a nossa volta e a nós mesmos, basta-nos apenas saber utilizá-la da melhor forma."
    Dw-Ok. Mas... o que isso tem a ver com perder a cabeça ou o auto-controle? Ñ saquei a conclusão... 0.o


    Eu vou ficaaaaaaaaaaaaaaar ficar-com-certeza maluco beleza. Nesse caminho que eu meeesmo escolhi... é tão fácil seguiiiiiiiiirrr, por não ter onde iiiiirr.

    ResponderExcluir