domingo, 3 de outubro de 2010

Um dia...



Bom, isso talvez seja uma resposta ao que comecei aqui atrás. Preciso dizer isso, pois estes dias me permitiram pensar inúmeras vezes sobre as mais diversas razões, consequencias, medos, anseios de amar. Não quero explicar apenas o que sinto, se o amor fosse passível disso, fosse algo que estava em um livro que te ensinasse como agir em cada situação, ele seria a rotina mais chata do mundo. Mas enquanto seres humanos, dotados de toda sorte de pensamentos, estamos sujeitos a incontáveis situações relacionadas a ele.

Um dia você aprende que amar é inevitável. Que por mais que você queira resistir, vai se apaixonar por alguém. E que provavelmente, uma vez na vida, você ainda vai cometer algum engano ou vacilo quanto a isso, afinal, não somos perfeitos (claro, pode ser que seja uma relação perfeita e nunca ocorra um problema, mas nem vou entrar nisso). Ultimamente vivi uma reviravolta nos meus sentimentos, confesso que não esperava tudo o que aconteceu. Eu acreditava que talvez as coisas fossem mais simples do que eram. Nesse momento,  descobri que o amor é complicado, é cansativo, é difícil, é caro. Você vai dispor de algumas coisas, alguns amigos, dos finais de semana livre e talvez das coisas que você gosta de fazer. Você aos poucos vai descobrir que vive em função da pessoa que ama. Mas não interpretem isso equivocadamente, sou um apaixonado de plantão também, a muitas formas de ser feliz, e vi que uma delas é amar de verdade quem lhe é importante, podendo fazer o que puder por ela.

Daí venho às minhas reflexões: o amor é egoísta? é invejoso? é maldoso?  Como se fala em matar por amor, em querer a pessoa só para si a todo momento? Como se fala em tentar separar alguém para tomar a pessoa que amada para si? Amor é muito mais que isso, é partilha, é entrega, é compaixão. Você não pode prender ninguém a si mesmo, e isso nem é bom. Você não pode esperar que tudo dependa de sua vontade. Mas você pode fazer sua parte, e amar de verdade. Você pode confiar, ter fé, acreditar que por mais barreiras que se ponha e por mais difícil  que pareça, um amor pode suportar qualquer coisa.

Muita gente aparece para aconselhar sobre isso ou aquilo (eu to sendo um), mas ouça seu coração. Se você ama alguém de verdade, você apenas quer a felicidade dessa pessoa. O amor é aceitação. O amor é capaz de suportar a dor, a tristeza, a saudade de dois corações. O amor pode ter seus defeitos, mas tem infinitas qualidades. Você pode ter medo de amar, de se apaixonar, mas se não vive o que sente, simplesmente, você é um mero pedaço de carne que acorda toda manhã, passa o dia, dorme, e levanta novamente. Se temos sentimentos, porque não os expressamos, porque não fazemos eles valerem? Porque não demonstramos nossa humanidade em lágrimas e sorrisos? Porque hoje, algumas vezes, os sorrisos são falsos e as palavras são da boca para fora?

Você já disse um "te amo" que soasse no seu coração? Que iluminasse tudo o que há dentro dele? Você já resolveu perdurar seus sentimentos de verdade? Mesmo que pareça bobagem ou que todo mundo fale contra? Mantenha a luz da esperança viva em você. Mantenha a chama do amor queimando em seu coração. Se encante com tudo que a vida oferece, poesia, música, flores, mas acima disso, se encante com as pessoas, se encante com as diferenças. Se você ama alguém de verdade, lute por ela como puder, faça suas próprias armas. O que importa não é só o beijo, não é só o abraço, é a presença, é a acolhida, a palavra sincera, o sentimento que os une. Se te disserem um dia para não acreditar nisso, bom, você poderá fazer sua escolha, mas também, você colhera os frutos dela. Se você está sofrendo por amar, saiba que aprende muito, ame incondicionalmente as pessoas, amores existem sim, você vai encontrar muitos, mas talvez poucos serão verdadeiros. Talvez apenas um você possa dizer que é o amor da sua vida, mas só porque ainda não achou, não quer dizer que ele não esteja dando sopa por aí.

E aí, o que vai fazer com ele? Vai deixar ele escapar? Se é algo mutuo, vai deixar de fazer tudo por ele? O que você faria? Você sofreria por ele, para ter alguns momentos, alguns minutos, algumas boas lembranças? Você não tem medo do arrependendimento de deixa-lo passar pela sua vida sem fazer nada? Você tem medo da solidão que possa chegar um dia pelo simples descaso?

Viva o seu amor, mas não deixe de viver sua vida. Sinta a paixão, mas não deixe de lembrar que o sol nasce a cada manhã. Se entregue de verdade ao que sente, mas não esqueça que você tem valor próprio. Ame a si, e tenha condição de amar seu semelhante. Ame sua capacidade de sentir, e poderá demonstrar o quanto alguém é especial e importante em sua vida. E siga, siga em frente, não desvie de seu caminho. Aquilo que você planeja, faça. Suas palavras, cumpra. Faça o que puder, confie e acredite nesse sentimento que move o mundo. Acredite que amores existem, talvez não como nos contos de fadas, mas existem sim.

Você pode fazer como quiser, todos tem o direito de escolher. Eu fiz minha escolha, me apaixonei, mas agora, não vou parar. Escolhi seguir em frente, não abandonar meus sentimentos nem me entregar ao medo. O que pode vir, não está previsto, e espero que não esteja. A graça da vida é fazer o impossível, é arriscar, é sentir. Sinta com amizade, sinta com a cumplicidade, sinta do jeito que quiser. AME.

6 comentários:

  1. Amar... Verbo transitivo direto, quatro letras, um dos mais prazerosos sentimentos do mundo e, talvez, o mais complicado deles.

    Há quem prefira não amar, seguir só pela vida inteira, ter seus momentos de proveito, mas nunca por completo.

    Eu, particularmente, não consigo seguir essa vertente. Sou uma eterna apaixonada, uma eterna enamorada da vida, ainda que, por vezes, isso me traga momentos não tão legais (pra não dizer tristes).

    Confesso que, por vezes, já pensei em largar esse meu jeitinho sempre tão carinhoso, tão dedicado, tão apaixonado. E quando falo isso, não falo somente sobre aquela paixão homem-mulher, mas até mesmo amizade.

    Eu vivo dando murro em ponta de faca, vivo dando de cara na parede, vivo tendo minhas desilusões com as pessoas e com o mundo. Mas algo ainda mantém minha chama acesa.

    Eu poderia simplesmente tentar ignorar todos os amores que o mundo nos oferece, mas pra quê? Pra viver uma vida sozinha? Viver dos simples prazeres mundanos? Viver da carne? Sobreviver, em vez de viver? Não acho uma boa opção.

    Sou bastante emotiva, confesso. Porém, ao mesmo tempo que eu acabo por sofrer mais, eu aproveito muito mais dos momentos felizes, e isso faz com que todo o resto valha a pena...

    A cada dia, uma nova Fernanda nasce... Uma Fernanda que está na eterna busca pelo amor, pelo carinho, pela vida. :)

    Beijão pra ti *-*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. é Dani, amar ..
    uma palavra complicada e ao mesmo tempo uma palavra tão linda!
    e como diz Charles Baudelaire:
    “O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice", o jeito é procurar a pessoa que faça realmente valer a pena para realizar esse tal crime,né? =]
    Beijão Dani ;*

    ResponderExcluir
  4. nossa, fiquei fascinada com seus textos *-*
    parabéns, e obrigada por ter ido la no meu :D
    mil beijos, sucesso :*

    ResponderExcluir
  5. Pois é Brother, um dia ira aparecer alguem que mereça ser amado de verdade. Mas antes de tudo ame a si mesmo :D.

    Ps: ta escrevendo muito bem jowh! parabens

    ResponderExcluir
  6. q liindo do texto Dan !
    Paaarabéns !

    ResponderExcluir