domingo, 24 de outubro de 2010

Conhece-te a ti mesmo


Pensei esse texto a muito tempo, mas não conseguia escrevê-lo. Talvez por preguiça, talvez por alguma coisa que não sei definir. Esses dias, perdi meu rumo, me desconheci a face do que me aconteceu. Minha indiferença a quem estava ao meu redor foi grande, e vi que errei. Feio, muito mais do que podia imaginar.

As lágrimas tomaram seu lugar, em meio a conflitos internos. Desabafei com muitas pessoas, e talvez posso ter destruído muito mais que um coração, mas uma sincera amizade, enquanto tentava reconstruir, a força, um sentimento. Bom, porque estou contado isso? Pode ser desabafo, mas não é. Estou contando isso para que me conheçam. Para que eu mesmo saiba quem eu sou.

Meu nome é Daniel Mateus de Souza, tenho 18 anos e sou estudante universitário do curso de Direito. Vim do interior de Minas, de Lagoa da Prata, onde me fiz com os valores tradicionais familiares, passados também a religião cristã católica. Lá deixei alguns amigos, que me são importantes, e que me ajudaram a chegar em minha personalidade, apoiando no que podiam. Lá ficou a pessoa que amo, que fiz sofrer com palavras, quando as vezes o silêncio é mais adequado.

Resido em Belo Horizonte agora, capital maluca, que têm me mostrado muitas coisas, tanto para o bem, quanto para o mal, como diria meu professor. No mais, aqui comecei o meu futuro eu acho, e aqui tenho me metido nos mais sérios problemas. Pode-se dizer que você descobre quão complicada é a vida, quando realmente tem que se preocupar com ela, quando se está longe das facilidades, e longe de quem te dá forças e sustento.

Mas volto a minha pergunta, porque falo isso? Bom, não adianta nada às pessoas conhecer o mundo ao seu redor, sem conhecer a si mesmas, a seu interior. Viver à sombra de alguém, à margem da essência de outra pessoa, não é ser você; é apenas tentar reproduzir algo que já existe, é perder a condição de insubistituível.

Apesar de serem contra isso, não existe pessoa substituível. Existem bilhões de pessoas no mundo, mas cada qual com suas particularidades, cada qual com sua essência, com seu caráter e personalidade, com seus sentimentos, medos e sonhos. Nem dois gemeos univitelinos são iguais além de sua exterioridade física. Então, cada pessoa é especial em seu modo de ser, e ninguem substituirá você.

E onde chegamos? Vocês, leitores conhecem a si mesmo? Eu me expressei como Um Vendedor de Sonhos baseado no livro de mesmo nome. Comecei a escrever inspirado pela mesmo pessoa que já tratei aqui nas mais diversas vezes. Pela pessoa que me fez crescer como homem, pela pessoa que me despertou a chama da vida, e uma das que mais admiro. Eu sei o que sinto por ela, sei que sonho com ela, e sei que ela sabe disso.

Ainda não me conheço por completo, mas sei de algumas coisas, enquanto outras estou me esforçando para descobrir e aprender. Mas sei qual meu objetivo. Sonho me formar e entrar na carreira de magistrado como juiz. Acredito em amores verdadeiros e luto por um. Tento descobrir nas pessoas o que há de melhor, e nas situações alguma aprendizado, apesar de ter cometidos os mesmos erros anteriormente.

Bom, convido todos a conhecerem a si mesmos. Neste dia, começo minha jornada de auto-aprendizado, e chamo qualquer um que quiser saber um pouco mais de sua existencia a me seguir nessa empreitada. Vou tirar umas férias daqui, guardar algumas palavras para os momentos certos, e ver quais conclusões vou chegar. Espero amadurecer um pouco, chorar mais algumas lágrimas, apreciar alguns sorrisos e encontrar a felicidade no coração das pessoas que amo, especialmente no de uma.

Enfim, obrigado a todo e qualquer leitor que passou por aqui. O Vendedor de Sonhos Daniel se despede, talvez meio decaído, mas de cabeça erguida para lutar por valores, objetivos, conhecimento e por Você.

"O verdadeiro conhecimento vem de dentro." [Sócrates]

4 comentários:

  1. Como disse o grande Dostoievski: "se queres vencer o mundo, vence a ti mesmo"

    ResponderExcluir
  2. conhecer a mim msm? não. não msm. isso é algo qe nem com toda a totalidade de minha vida saberei ;)

    ResponderExcluir
  3. Como disse uma vez nelsinho jabuticaba, ex-ponta direita do Clube de Regatas Canoa Furada:

    "O importante é sempre buscar o resultado positivo."

    É isso ae Daniel, se precisar de um amigo pra não conversar eu to sempre por ae no msn

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte nessa sua jornada de auto-conhecimento. É muito importante mesmo que conheçamos nós mesmos. E muito bom seu texto. Abraços!

    ResponderExcluir